DUO ENTRE LATINOS

A principal característica do Duo é desenvolver arranjos próprios baseados em músicas populares da América Latina. Isso resulta em interpretações que valorizam as possibilidades técnicas de instrumentos. São exploradas as inúmeras possibilidades de arranjo para esta formação. Além disso, a presença da improvisação traz um elemento de espontaneidade e inovação estética, uma vez que é relativamente incomum em duetos de apenas um instrumento harmônico.

 

Sendo músicos de formações abrangentes, passeiam pelas fronteiras entre o erudito e o popular. Trazem em suas performances desde o repertório erudito escrito para a formação como A História do Tango, de Astor Piazzola a arranjos próprios para gêneros populares como Choro (BR), Frevo (BR), Merengue (VEN), Son Cubano (CUB), o Tango (AR), Bambuco (CO), Pasillo (CO), Festejo (PERU).

 

Todo repertório compõe uma viagem musical pela América Latina, revelando através de pequenas falas pontos culminantes das relações histórico-cultural entre esses países.

 

 

Sobre os artistas

Angela Coltri (Flauta e Sax) - Flautista e saxofonista dedica-se ao estudo de música popular brasileira, com ênfase na música tradicional, improvisação e arranjo.  Estudou no Conservatório de Tatuí, na Escola de Música do Estado de São Paulo, e atualmente cursa bacharelado em flauta na USP.  Atua como flautista em diversos projetos voltados para o Choro na cidade de São Paulo, que abarcam desde o repertório tradicional até música autoral.

 

José Valencia (Violão) - Violonista e pesquisador colombiano. Integra diversos projetos musicais em seu país, entre eles, e mais recentemente, duas produções discográficas com o grupo “Común Tres”, e uma com a Orquestra Sinfônica Juvenil da Colômbia.  Em 2012 radicou-se na cidade do Rio de Janeiro para realizar o seu mestrado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atua como instrumentista e pesquisador da música tradicional latino-americana.