THIAGO PACCOLA TRIO

1/7

Formado pelo violeiro Thiago Paccola, o contrabaixista Silas Tin e o baterista Caio Riberti, o trio se uniu em 2019 trazendo músicas autorais onde exploram a viola caipira em uma formação não convencional. 

 

O repertório conta composições inéditas do violeiro Thiago Paccola que une a teoria e a técnica ensinada nas grandes escolas, mas com a pureza e simplicidade originárias de seu instrumento. A ideia principal é levar ao público uma experiência nova, trazendo toda a tradição da viola caipira em novos caminhos da música instrumental com modernidade de timbres, composições e arranjos, o trio ainda apresenta reinterpretações de músicas consagradas do cancioneiro popular como Amanheceu Peguei a Viola, Disparada e outras. 

Thiago Paccola é um violeiro nascido em Mogi Mirim, interior do estado de São Paulo, estudou viola caipira na EMESP e é bacharel em música com ênfase em viola caipira pela Faculdade Cantareira.

Reconhecido como um representante da nova geração de violeiros, tem como base de seu trabalho abordar a viola de uma forma não convencional, buscando formações e compondo músicas com referências diversas. Atua em dupla com o sanfoneiro Jonecir Fiori no Duo Paccola-Fiori e tem um trabalho premiado pelo EMACS 2017 com o violinista Lucas Chagas.

Além desses trabalhos artísticos Paccola também é educador e desenvolve o ensino da viola frente às orquestras de viola caipira de Mogi Mirim e de Aguaí e com o projeto Guri em Águas de Lindóia e ao lado dessas duas orquestras vem realizando um trabalho de fomentação cultural na região da Baixa Mogiana, com a formação de grupos de estudos, folia de reis e catira.

Sua música Camuru, faz parte do CD do Grupo Soprano Viola no qual também fez a direção musical.

Mineira - Thiago Paccola
00:00 / 00:00
Thiago Paccola e Lucas Chagas
IMG_6280 hi.jpg
Duo Paccola Fiori
f7fd5baf-04bf-4ea0-a369-88d41da1a10d.jpg